Remoção de entulhos

workhouse-Template

Entulhos são restos que ficam nas obras realizadas pela indústria da construção civil, frequentemente formados pela demolição de construções, madeira, ferro, terra de escavação e o lixo em geral. Partindo do conceito de contaminação (se pode ou não ser tóxico), o entulho não chega a ser malévolo, mas o seu volume no Brasil chega a ser aproximadamente 30% de todo o material utilizado em uma construção, e isso necessita de certa atenção. Devido à escassez e ao esgotamento dos aterros sanitários, enormes quantidades têm sido despejadas em locais inapropriados.

A melhor resposta para os entulhos seria claro, a reciclagem. Transitando por etapas de seleção e alteração do material em pequenas pedras, através de britadeiras e trituradores. O material que resulta desse processo pode ser utilizado em sub-base de pavimentação, na combinação com o concreto simples, tijolos, blocos, drenagens, argamassa, pré-moldados, controle de erosão e por aí vai.

Ao realizar uma reforma de qualquer tipo, seja ela uma construção enorme ou uma simples reforma, o conjunto de entulhos é um sempre grande incômodo e pode acabar se tornando uma complicação. Os resíduos que sobram da obra podem comprometer o ambiente em que se encontra, e muitas vezes esses restos acabam por não serem reciclados ou reaproveitados. A remoção de entulhos, nesse caso, a limpeza possui certo valor e é de grande importância, pois são responsáveis por darem os fins adequados a estes restos.

Todavia, para certo número pessoas, a sustentabilidade em obras e construções não é um conceito muito claro. Com o propósito de esclarecer dúvidas a respeito dessa questão, pode-se dizer que esse assunto possui uma relação com a questão da gestão dos recursos, tendo em vista que se trata de providências que devem ser tomadas pelos dirigentes do projeto, que devem sempre visar o máximo de aproveitamento de cada parte dos resíduos e materiais gerados no processo. Esse é o motivo que torna a remoção de entulhos um assunto de grande importância, nesse contexto.

A partir do momento em que uma obra é realizada em qualquer espaço em que haja a circulação de pessoas, seja este residencial ou não, sempre acabar envolvendo um amontoamento de pequenas dificuldades e complicações. Após a sua conclusão, ainda existe o problema dos entulhos que restaram desta obra.

Dicas de precauções

Na hipótese de você ainda não ter contratado o serviço de uma empresa especializada na remoção de entulhos, para não perder tempo, existem ao menos duas atitudes a serem tomadas a fim de dar uma destinação melhor para os resíduos da obra. Seriam elas:

  • Reservar uma área do imóvel ou da construção dependendo do caso, para deixar os resíduos da obra, uma vez que já estejam separados, por exemplo, para a reciclagem. Além disso, será preciso averiguar, junto à empresa de remoção de entulho, se é capaz administrar um resíduo segmentado, sem a necessidade de envio de um caminhão misturador, por exemplo;

  • A obra necessita ter adequação em relação à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), visto que esta foi proposta pelo Ministério do Meio ambiente, a fim de normalizar o uso de resíduos no Brasil. Desta maneira, evitando assim o desperdício quando se fala do uso de matérias-primas e recursos naturais, além de assegurar o máximo de reaproveitamento de recicláveis.

Remoção de entulhos em Curitiba

A Work&House oferece os mais diversos tipos de serviços terceirizados, todos com a máxima qualidade. Comprometida com a satisfação do cliente, é uma empresa referência no mercado curitibano atendendo empresas de pequeno e grande porte e até pessoas físicas. Para mais informações ou orçamento rápido, entre em contato pelo número: (41) 3287-0014 ou acesse nosso site: www.workhouse.com.br.