Serviços de cantineira

cantineira 2

O que é uma cantineira?

É de extrema importância que a cantineira tenha um treinamento adequado, contando com o apoio de uma nutricionista, para o planejamento dos diversos serviços que irá executar. Nos dias de hoje, são inúmeras as funções de uma cantineira, desde a limpeza e organização da cozinha até os cuidados com os alimentos que são utilizados.

Com o passar dos anos, o trabalho da cantineira sofreu várias transformações, e suas responsabilidades aumentaram. Desde o preparo de uma simples merenda com biscoitos e leite até refeições em período integral, com base em cardápios balanceados e alimentos frescos.

Alguns dos principais serviços são controlar os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar, armazenar alimentos adequadamente para conservá-los em bom estado de consumo, distribuir as refeições, receber os alimentos necessários, cuidar da manutenção do material e do local, e preparar as refeições solicitadas.

Dia da Cantineira

A maioria das pessoas não sabem, mas existe o Dia da Cantineira, comemorado no dia 03 de Abril. As cantineiras tem o papel decisivo na educação alimentar dos alunos, pois elas incentivam o consumo de determinado alimento no momento da refeição. São vários os motivos para homenagear as profissionais que realizam o trabalho de cantineiras, já que milhares de estudantes dependem do seu trabalho para ter uma alimentação saudável e na hora certa.

A rotina das merendeiras não é fácil, as cantineiras devem preparar com qualidade e perfeição as merendas e refeições, também, devem ter muitos cuidados com a higiene do material utilizado e manter limpos e organizados os locais de dispensa, cozinha e refeitório. A rotina diária da cantineira é dividida em, praticamente, quatro passos:

  • Chegada ao local de trabalho.
  • Preparar as refeições.
  • Distribuir as refeições para os alunos.
  • Limpeza e organização do ambiente.

Geralmente, o trabalho é realizado por mulheres. Muitas vezes, elas estão sujeitas a problemas de má postura durante sua jornada de trabalho. Em alguns lugares, elas trabalham com equipamentos inadequados ou sem manutenção,

Cantineiras e nutricionistas

Cada vez mais às escolas se preocupam com uma alimentação saudável para seus alunos, por isso, a Secretaria de Estado de Educação, tem como objetivo capacitar as cantineiras com orientações de nutricionistas.

A capacitação das cantineiras possui inúmeras vantagens, pois são elas as responsáveis pelo preparo da merende escolar, sendo que a alimentação deve ser balanceada e atender as necessidades dos alunos.

Na capacitação elas recebem dicas sobre métodos e técnicas simplificadas de preparo e conservação de alimentos, higiene ambiental e corporal. Também, recebem orientações a respeito da elaboração de cardápios, dieta alternativa, preparação dos alimentos na prática e relações interpessoais. Algumas dicas de cardápios são:

  • Saladas.
  • Sopas.
  • Salgados e sanduiches.
  • Pães e bolos.
  • Sobremesas.

Cantineiras em Condomínio

As cantineiras em condomínio podem executar diversas atividades, além de facilitar a vida de muitas pessoas. Porém, vale lembrar que os funcionários do condomínio não são funcionários dos moradores.

Elas são responsáveis pela limpeza e organização, além de auxiliar nos serviços gerais. A contratação de uma cantineira em um condomínio possui várias vantagens, entre elas, proporcionar uma alimentação mais saudável e balanceada aos moradores, e facilitar a vida das pessoas que não possuem tempo para executar essas atividades de forma adequada e com qualidade.

Cantineira em Curitiba

A Work&House oferece os mais diversos tipos de serviços terceirizados, todos com a máxima qualidade. É uma empresa referência no mercado curitibano atendendo empresas de pequeno e grande porte e até pessoas físicas. Para mais informações ou orçamento rápido, contate: (41) 3287-0014 ou acesse nosso site:www.workhouse.com.br.