Cuidados com o jardim

cuidados com o jardim

Para se ter uma bela faxada em sua empresa ou uma uma área agradável aos olhos em sua casa, além dos cuidados necessários com a manutenção arquitetônica, é também indicado que se dedique uma atenção especial as plantas presentes no jardim.

Um bom jardim exige cuidados especiais de acordo com a época, clima e até mesmo o local onde se encontra. Para isso ter cuidados como poda, adubação e irrigação correta  são itens extremamente importantes a serem analisados para um jardim saudável e agradável visualmente. Saber corretamente a época de florescimento das plantas presentes no seu jardim também faz toda a diferença para que ele se mantenha bonito e com vida.

A estação climática do ano influencia diretamente nos aspecto das plantas assim como na aparência geral do jardim, seja com os arbustos que se enchem na chegada do verão, ou as belas flores desabrochando na primavera, ou ainda as folhas caindo no outono deixando as árvores com galhos expostos no inverno. Em alguns lugares do país não existe um contraste muito grande entre as estações, existindo um clima similar o ano todo. Isso para quem possui um jardim pode ser favorável, pois delimita os cuidados a basicamente um tipo de clima. Porém na região centro-sul do país as quatro estações, em geral, são presentes e vivenciadas no cotidiano dos habitantes e também das plantas. Logo, nas cidades dessas regiões podem se encontrar invernos gelados, verões quentes e chuvosos, outonos de temperaturas amenas e primaveras agradáveis.

Das cidades dessa região do país Curitiba é uma das que é mais presente  o contraste climático das estações,  é muito conhecida por ser uma cidade de clima instável. Todos os moradores da cidade, ou grande parte deles, já ouviram a expressão “Curitiba faz quatro estações em um único dia” . Com isso, especialmente aqui, deve-se dedicar uma atenção ainda maior para a manutenção de um jardim que seja belo e com vida.

Cuidados gerais

Cada estação climática do ano exige um cuidado especial para o jardim de forma geral. Um bom jardim, geralmente, possui plantas de diferentes épocas de florescimento, o que exige atenção diferente de acordo com a época do calendário para elas, mas alguns cuidados são comuns ao jardim como um todo, visando o bem estar de todas a plantas.

No inverno, o cuidado deve ser redobrado em dias de  frio rigoroso com geada, pois a exposição das  plantas ao frio extremo pode queimar as folhas a ponto de matar a planta por inteiro. Forjar estufa cobrindo as plantas com um plastico durante as noites frias pode as manter aquecidas e evitar grandes perdas à seu jardim.

A irrigação é um ponto que se deve dar uma atenção especial o ano todo, porém em especial no verão. Molhar as plantas em horários que o calor e os raios solares incidem diretamente sobre elas pode, assim como o frio extremo, causar danos irreversíveis para para as plantas presentes no jardim.

Algumas plantas não suportam  ficar diretamente em baixo do sol, planejar seu jardim na hora do plantio também é importante por isso, pois é interessante que as  plantas mais delicadas sejam colocadas onde pegue mais sombra durante as horas de raios solares mais intensos pode fazer toda a diferença, enquanto as mais resistentes e que necessitem da influência solar mais intensa devem ficar mais expostas.

A adubação é outro aspecto importante durante todo o decorrer do ano para a manutenção de um jardim bonito e sadio, saber corretamente o adubo a se usar, assim como a forma de o aplicar, faz toda a diferença na nutrição das plantas. É sempre preferível abubos naturais e orgânicos visando um desempenho natural da adubagem, sem agredir o solo.

Cuidados com jardim em Curitiba

A Work&House oferece os mais diversos tipos de serviços terceirizados, todos com a máxima qualidade. Comprometida com a satisfação do cliente, é uma empresa referência no mercado curitibano atendendo empresas de pequeno e grande porte e até pessoas físicas. Para mais informações ou orçamento rápido, entre em contato pelo número: (41) 998728808 ou acesse nosso site: www.workhouse.com.br.