Limpeza em restaurante

 restaurante 2

Importância da limpeza em restaurantes

A limpeza em restaurantes é muito importante para garantir a higiene e boa aparência do local, o ideal é que seja feita, no mínimo, uma vez por semana. É importante lembrar que a limpeza adequada do restaurante ajuda a atrair novos clientes e garante a qualidade das refeições que são oferecidas. Alguns dos ambientes que exigem de maior atenção na hora de realizar a limpeza são:

  • Cozinha;
  • Banheiro;
  • Salão.

A cozinha industrial exige alguns cuidados especiais, pois é lá que serão preparados e armazenados os alimentos. Para garantir que a cozinha esteja sempre limpa e em perfeitas condições, é necessário conferir cada detalhe, atrás do fogão, dentro das geladeiras e nos cantos dos balcões. A limpeza dos pratos, talheres e copos também é fundamental, é importante que não tenham defeitos, rachaduras ou manchas. O recomendado é contratar um profissional ou empresa especializada na área, pois devem ser utilizados produtos e equipamentos especiais de alta qualidade.

O banheiro também merece atenção especial, por ser uma área usada frequentemente por muitas pessoas. Ele deve ser limpo, no mínimo, duas vezes por dia, deixando sempre os materiais de higiene a disposição dos clientes, tais como:

  • Papéis;
  • Sabonetes;
  • Álcool em gel;
  • Lixeiras.

O salão é um dos ambientes mais importantes em um restaurante, pois uma boa decoração é agradável e chama a atenção dos clientes. As mesas e o chão devem estar sempre em perfeitas condições, usando produtos específicos e de alta qualidade. É necessário cuidar todos os detalhes, até dos locais que aparentem acumular menos poeira.

Cuidados com os funcionários

A higiene dos funcionários é tão importante quanto à limpeza do local, pois eles são os responsáveis por preparar e cozinhar os alimentos, e atender os clientes. Alguns dos principais cuidados com a higiene pessoas que devem ser tomados são:

  • Limpeza adequada do uniforme;
  • Cuidados antes e depois da jornada de trabalho;
  • Higienização das mãos ao sair do banheiro e do vestiário;
  •  Higiene básica antes de começar a cozinhar os alimentos.

Também, é fundamental conscientizar os funcionários sobre a importância da higiene pessoal no ambiente de trabalhos e os principais problemas que podem causar para a saúde. É possível oferecer um treinamento para os colaboradores do restaurante.

Geralmente os restaurantes contratam uma empresa especializada para realizar o serviço de limpeza, pois é necessário de uma equipe especializada e apta para deixar o local em boas condições de uso.

Cuidados na hora de realizar a limpeza

Os profissionais que realizam o serviço de limpeza devem conhecer as diferentes técnicas, produtos e equipamentos que devem ser utilizados. A limpeza da cozinha costuma dar muito trabalho, por se tratar de um ambiente que acumula muita sujeira e poeira.

Em primeiro lugar, é necessário estabelecer um momento para realizar a faxina, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Se o local permanecer aberto durante o dia inteiro, o ideal é aproveitar momentos de pouco movimento para realizar a limpeza e higienização do local.

A escolha dos produtos que serão utilizados é muito importante, ele deve ser de uso profissional e específico para cada tipo de sujeira e superfície. Antes de comprar o produto é importante verificar se o rótulo contém o número de registro do Ministério da Saúde.

Limpeza de Restaurante em Curitiba

A Work&House oferece os mais diversos tipos de serviços terceirizados, todos com a máxima qualidade. Comprometida com a satisfação do cliente, é uma empresa referência no mercado curitibano atendendo empresas de pequeno e grande porte e até pessoas físicas. Para mais informações ou orçamento rápido, entre em contato pelo número: (41) 998728808 ou acesse nosso site: www.workhouse.com.br.