Auxiliar de serviços gerais

 auxiliar de serviços gerais op4

Em alguns ambientes se faz necessário a realização da manutenção e limpeza de forma diária ou semanal, para que seja proporcionado um bom ambiente para as pessoas que irão utilizar este local, para realizar as suas atividades. Para isso é possível que seja contratado uma equipe de profissionais, que serão os responsáveis pela limpeza e manutenção do local, sendo assim a contratação do auxiliar de serviços gerais será a melhor escolha.

Este profissional poderá atuar em ambientes diferenciados como condomínios, escolas, empresas de grande porte independente do seu setor, salões de beleza, construtoras, dentre outras várias áreas.

 

O que é auxiliar de serviços gerais

O profissional que atua como auxiliar de serviços gerais será o responsável pela execução de algumas tarefas, sendo os principais serviços, a limpeza de forma geral, a manutenção do seu local de trabalho, entrega de encomendas e recados, podendo executar ainda outras atividades que forem solicitadas.

Uma vez que este profissional possui atividades de grande importância para que seja realizada a limpeza e manutenção de um determinado local, o auxiliar de serviços gerais deverá estar apto para detectar possíveis problemas em seu cotidiano e logo solucioná-los, podendo ainda solicitar orçamentos, acompanhar a realização de reparos e também realizar a vistoria do local em questão de forma periódica, procurando alguns pontos que possam ser melhorados.

Outros cargos que podem estar relacionados com esta área de atuação são ajudante geral, auxiliar de limpeza, ajudante operacional e também auxiliar operacional.

 

Atividades de um auxiliar de serviços gerais

São três as classificações que existem para que seja devidamente enquadrado um auxiliar e serviços gerais fazendo com que as atividades sejam entregues para as pessoas corretas, sendo assim realizadas de forma segura e eficaz. As principais classificações são os níveis I, II e III.

No nível I o auxiliar de serviços gerais irá executar as tarefas básicas e fundamentais deste serviço, como por exemplo, os trabalhos de limpeza e conservação de uma forma geral do local em questão, bem como os serviços de entrega e recebimento de materiais diversos e sempre utilizando os materiais que são adequados para cada atividade específica.

Para o nível II além do conhecimento que se faz necessário para realizar as atividades básicas desta função, o auxiliar de serviços gerais deverá realizar o treinamento dos funcionários que estejam no nível I e auxiliar na orientação dos auxiliares do mesmo grupo.

Por fim no nível III este profissional será responsável pela colaboração com os técnicos de sua área, participar de cursos de formação profissional e também proporcionar para os novos colaboradores o devido treinamento para que consigam realizar de uma forma eficaz as suas atividades. Confira algumas das principais funções de um auxiliar de serviços gerais:

  • Executar trabalhos de limpeza e conservação em geral das dependências internas e externas do local em questão, bem como os serviços de entrega, recebimento, confecção e atendimento, utilizando os materiais e instrumentos que são adequados e rotinas previamente definidas.
  • Realizar a limpeza e conservação de utensílios, móveis e equipamentos em geral, para mantê-los em condições de uso.
  • Executar as atividades de copa
  • Separar os materiais que devem ser destinados para o lixo descartável
  • Atender ao telefone, anotar e transmitir informações e recados, assim como separar e entregar as correspondências, papéis, jornais e outros materiais.
  • Controlar o estoque e sugerir a compra de material que esteja de acordo com a sua área de atuação e necessidades do momento.

Alguns deveres do auxiliar de serviços gerais:

  • Executar as atividades que estejam relacionadas ao apoio operacional ou correlato.
  • Desenvolver as suas atividades utilizando normas e procedimentos de biossegurança e/ou segurança do trabalho.
  • Executar as tarefas de forma correta conforme a necessidade ou o critério de seu superior.

Se o supervisor solicitar a realização de qualquer atividade e esta não estiver registrada na carteira de trabalho ou em outro documento, o trabalhador deverá  realizar as tarefas que sejam designadas para ele, uma vez que está sob o aspecto de serviços gerais, sendo sua principal obrigação realizar todas as atividades que sejam solicitadas.

 

Auxiliar de serviços gerais em condomínio

Existem vários profissionais que podem ser contratados para que seja realizada devidamente este serviço, com o objetivo essencial de proporcionar o bem estar de cada morador dentro de um condomínio residencial. O gerenciamento de uma equipe pode ser realizado através da contratação de profissionais como porteiros, zeladores, faxineiros, vigias e também do auxiliar de serviços gerais.

Para este profissional existem algumas funções que são específicas para o seu cargo tais, como solicitar o orçamento de serviços e materiais que sejam de realização e utilização necessária dentro de um condomínio, assim como acompanhar a realização dos reparos que forem realizados dentro deste ambiente.

Dependendo do modelo, tamanho e perfil do condomínio onde o auxiliar de serviços gerais está realizando os seus serviços, é possível que sejam realizadas algumas vistorias de forma periódica com o objetivo de identificar e solucionar possíveis problemas e ainda, proporcionar o bem estar dos moradores deste local.

Dentro da rotina deste profissional é importante que seja identificado e diferenciado as atividades que serão de caráter de limpeza ou manutenção. Dentro da parte da limpeza estão os serviços de realização básica e geral para manter a organização e higiene do local. Por sua vez na parte da manutenção, o auxiliar de serviços gerais deverá ao menos uma vez por mês realizar atividades de prevenção de forma específica nas áreas mais técnicas do condomínio, como por exemplo, bombas, elevadores e também os extintores de incêndio, podendo ser necessário que esta atividade de verificação dos sistemas seja realizada ainda em outras partes como a rede elétrica e hidráulica, além dos ambientes de utilização comum que também devem ser observados para que estejam funcionando corretamente. No caso de algum item dentro do condomínio estar com mau funcionamento, independente da sua causa, o auxiliar de serviços gerais deverá formalizar este problema em um relatório e logo encaminhar para o sindico ou para o seu supervisor, com o objetivo de que logo seja reparado.

 

A importância do auxiliar de serviços gerais

Dentro de uma empresa privada o auxiliar de serviços gerais deverá estar bem preparado para que consiga realizar qualquer atividade que seja solicitada, desde trabalhos de pintura, entrega de mercadorias, limpeza interna e externa e até o auxílio de colaboradores nas atividades que forem solicitadas e designadas.

A solicitação deste profissional é sempre muito requerida uma vez que as suas atividades possuem grande importância, independente do local onde seja realizado as suas atividades.  Existe uma grande procura destes profissionais e, portanto, você deverá verificar a melhor empresa que poderá auxiliar você no momento da contratação destes profissionais.

Para as pessoas que pretendem ingressas neste mercado que possui forte atuação, deverá possuir o ensino médio completo e para que o candidato seja escolhido, ter conhecimentos e habilidades elétricas, hidráulicas e em telefonia, serão muito valorizados.

 

Vantagens da contratação do auxiliar em serviços gerais

A principal vantagem de realizar a contratação de um auxiliar de serviços gerais é o fato de que o sindico ou mesmo o supervisor deste profissional, poderá solicitar a realização de qualquer atividade para ele sem adquirir a preocupação de que tipo de serviço está sendo realizado. Caso este que pode ocorrer na contratação de um zelador.

O acúmulo de funções para o zelador poderá ocasionar alguns problemas legais ao condomínio, uma vez que não cabe a ele realizar atividades de outros profissionais e até mesmo de um auxiliar de serviços gerais.  Cabe ao zelador gerenciar o condomínio e orientar alguns profissionais, no caso do local onde aparece algum problema, não podendo ele mesmo efetuar um reparo que seja necessário, mas sim se portar a pessoa responsável.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS EM CURITIBA

Work&House oferece os mais diversos tipos de serviços terceirizados, todos com a máxima qualidade. É uma empresa referência no mercado curitibano atendendo empresas de pequeno e grande porte e até pessoas físicas. Para mais informações ou orçamento rápido, contate: (41) 3287-0014 ou acesse nosso site:www.workhouse.com.br.